terça-feira, 11 de agosto de 2009

Aspectos Historicos e Culturais da Hungria.


Alguns traços culturais relevantes:
Os antigos Magiares tinham uma cultura pagã com motivos e ritos do leste europeu baseados em contos e na arte e música populares.
Com a conversão húngara ao cristianismo no séc. X os elementos culturais tradicionais foram substituídos pelos Padrões do ocidente e o latim tornou-se a língua oficial e literária.
Dos Séc. XV ao XX a Hungria foi muitas vezes considerada o "bastião protector da civilização ocidental". Exemplos concretos desta qualificação, a introdução, durante o Séc. XV, da Renascença Humanista por artistas e intelectuais italianos; a substituição do latim pelo vernáculo no séc. XVI, durante a Reforma; a absorção, nos séc. XVIII e XIX, do Iluminismo francês e do Liberalismo ocidental.
No início do séc. XX os intelectuais húngaros tentaram a compatibilização de elementos culturais húngaros com a moderna cultura ocidental.
Depois da II Guerra Mundial a vida cultural húngara foi dominada por padrões soviéticos, uma situação que se manteve até 1989, data em que a Hungria recuperou a sua independência política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário